terça-feira, 30 de outubro de 2007

Terça: Chuva e Trovoada, Máx 21ºC Mín 16ºC

... 50%
E nada no Weather Channel ontem me convencia de que essa semana poderia ser muito promissora. Não que eu não goste de uma chuva e trovoada, até gosto muito, mas em ocasiões específicas como: a) sábado, 17h – voltando da praia; b) dia da semana qualquer de folga + preguiça + sessão da tarde; c) domingo, 01h – insônia. Já em dias de melancolia certa, não é bem vinda esta notícia. Um sol garantiria, ao menos, a frase “que dia lindo!” – o que só pela sua sonoridade já dá um bem estar danado!

Eu não estava lá, mas vi logo no primeiro raiar do dia que o Weather Channel errou. A manhã já começou linda e eu tinha no que pensar durante boa parte do meu tempo. Tenho a vaga... não, eu tenho a nítida impressão de que todas as previsões se enganam. Talvez tenha sido uma da poucas certezas que já tive. Justo eu, que pensava ter tudo meticulosamente traçado nas minhas diversas listas anotadas nesses cadernos espalhados por aqui.

Hoje eu começo a mudar o tom. Abandonar a sensação de segurança do planejado e admitir de uma vez que ninguém sabe de nada nessa vida. E também aprendi a usar a ferramenta do gmail que edita as fontes. Posso dizer que o que faço hoje é para o meu bem amanhã, mas sem nenhuma convicção. Hoje mesmo, a previsão do tempo falhou. E amanhã? Será a minha?

As previsões são perigosas. A atração de acreditar em todas aquelas conquistas maravilhosas que a cartomante viu no tarô. Daí eu quero ver (!) se a lembrança daquelas palavras tão convenientes vai atenuar o choque de estar diante do inesperado. Por mais que o conforto de pensar no futuro como resultado do que fazemos agora – e claro, os resultados que você espera – seja tão bom... Deus, e se nada disso acontecer? O que é que sobra?

_ Não sobra nem a alma, disse Mário Quintana.

Ao menos temos a escolha de aceitar que vivemos em um mundo cheio de contradições, onde a certeza sobre algo futuro é (e aceite isso) uma impossibilidade. Esqueça intuição, livro de auto ajuda, ideologia milagrosa, guia espiritual ou sistema político. Nenhum deles vai mudar isso. Para provar a estupidez de qualquer certeza, antes mesmo de terminar este texto já estou arrependida pelo verbo imperativo. Desconsidere-os. Melhor seguir apenas este: Ignore todas as afirmações, principalmente as minhas. Pois amanhã você pode acordar no meio de uma chuva e de uma trovoada e a temperatura pode variar entre os 16 e 21 graus. Aí, meu bem, eu estarei errada.

5 comentários:

alice. disse...

A única certeza que eu tenho é que eu comi trakinas e nescau e obviamente ficarei mais rechonchuda ainda, mais e eu com isso? Eu sempre gostei dessa coisa de amanhã, realmente, é outro dia. Assim é mais, legal você ai ver *=

alice. disse...

Uma vírgula colocada muito errado ali.

Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniela Kopsch disse...

Weather Channel errou hoje. Novamente.

Daniela disse...

Desisti de consultar o Weather Channel.

Soube por fonte confiavel que a pessoa responsável pelo tempo informa o Weather Channel previsões erradas. Por pura traquinagem.